Foto por este que vos escreve, @plqml // felipe pelaquim no Unsplash

1. Pense em acessibilidade
Além de pensar no design para as pessoas que possuem alguma deficiência (que é absurdamente importante!), falo também sobre comunicar de uma maneira que o público vai entender. Simplificar a linguagem, evitar termos em outra língua, evitar siglas ou explicar tudo, sabe? Tornar tudo mais acessível, para uma quantidade maior de pessoas entender.
2. Pense na “legibilidade”
Pra alguém que produz posts em uma rede social, a capacidade de leitura dos textos deveria estar em primeiro lugar no grau de importância. Se produz áudios, é importante haja clareza na voz. Em recursos visuais, é importante que a mensagem seja passada de forma bem definida, sem muita abstração. Produza tudo com clareza!
3. Use ferramentas que estão ao seu alcance
Design não é só sobre usar o “pacote Adobe”. É sobre designar quais textos e elementos irão aparecer em uma determinada mídia e como trabalhar tudo isso de uma forma que faça sentido (dentro do seu contexto) e que seja harmônico. Seja utilizando caderno, rabiscos em papel, fotos tiradas com o celular ou da forma que conseguir se comunicar melhor.
4. Pense em funcionalidade
Design também não é só deixar bonito. Então pense no motivo de você usar as coisas que você tá usando. Por isso que copiar o design de alguém não vai resolver a produção de conteúdo de alguém. Quando você comunica do jeito que outra pessoa se comunica, você deixa de ser essa pessoa incrível que você já é.
5. Use espaços e poder de síntese, combinados
Se não for possível espremer o conteúdo em uma tela, distribua melhor o conteúdo em outras páginas. Enumere dicas. Destaque frases curtas com uma fonte bold. Use formatos e proporções que colaborem para a elaboração da história ou do texto. Se você tem a sorte de trabalhar em dupla com o redator: crie em união.
6. Saiba o que priorizar e dispor no conteúdo
Já fiz post sobre hierarquia visual e acho importante reforçar isso. Saber usar a hierarquia faz com que a pessoa tenha o olhar direcionado para o ponto exato que você quer que seja olhado. Use tamanhos diferentes, destaque elementos utilizando cores, use apenas uma frase de impacto e explique na outra tela, etc…
7. Não tenha medo de testar
Se você não souber qual tamanho de fonte usar, testa. Se não souber se a cor irá dar contraste o suficiente no celular, testa. E vá além do seu próprio celular: envie pra algum familiar ou amigo e peça a opinião de outra pessoa antes de publicar. Faça perguntas para outras pessoas e também a si mesmo.
8. Tenha paciência
Nem tudo vai ser lindo e maravilhoso no começo. Eu demorei demais pra entender isso e acho que se eu pudesse voltar no tempo com um DeLorean e avisar o Felipe inocente, é isso que eu avisaria.
Obrigado pela leitura!
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Até mais!
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