Realizei no dia 1 de maio de 2020 uma pesquisa no Instagram com algumas perguntas sobre multitasking e produtividade. Como as pessoas lidam? Elas se consideram multitasking? Ajuda de alguma forma?
Eu analisei os resultados e entrevistando algumas pessoas percebi que havia uma divergência entre os conceitos de multitasking.

Exemplo 1: atende um cliente pelo telefone, enquanto simultaneamente faz o trabalho de outro no computador.
Exemplo 2: ter um trabalho como fonte de renda principal e simultaneamente (ao longo da semana, mês, ano ou vida) desenvolver um projeto pessoal.

E nenhuma destas formas de ver estão erradas.
A diferença nelas está em como percebemos o tempo ("simultaneidade" a curto ou a longo prazo).
65% das pessoas que responderam a pesquisa gostam de ser multitasks.
E 71% das pessoas que responderam a pesquisa disseram se sentir produtivas, sendo multitasks.
Ou seja, as pessoas têm esse senso de produtividade e de realização quando estão realizando muitas tarefas simultaneamente. Só que, por experiência própria, sei o quanto esta jornada pode ser estressante. 79% das pessoas disseram ter errado algo no multitasking.

Como lidar então com muitas tarefas a curto prazo?
– faça listas em um bloco de notas ou app e vá marcando cada passo do seu processo. Anotar e revisar cada item vai te ajudar a lembrar onde parou, caso seja interrompido;
– se você trabalha em equipe, faça blocos de tempo para focar nas atividades do dia e avise que só poderá resolver outras questões nos intervalos (famosa técnica Pomodoro).
– mantenha o foco independente da situação que esteja. Digamos que você errou algo e precisa corrigir o quanto antes. Você resolvendo ou não, a situação para as outras pessoas envolvidas no projeto será a mesma: houve o erro e a culpa foi sua. Sofrer e remoer a situação só piorará tudo. Pense de cabeça fria e enfrente o problema pelo o que ele é. E acredite, eu sei o quanto isso é difícil de enxergar em situações de pressão.

E para lidar com muitas tarefas a longo prazo?
– use o Trello, calendário e apps de organização. É bom termos outras maneiras de lembrarmos o que estamos fazendo a longo prazo. Não dependa apenas da sua própria memória. Às vezes ela pode falhar. Bom, pelo menos a minha falha.
– não tente terminar tudo o mais rápido possível. Pense como um maratonista: faça a corrida com constância para alcançar uma longa distância;
– aproveite a jornada! Ter projetos paralelos podem ser cansativos mas o aprendizado é recompensador.

Por último e não menos importante, tente lembrar que você é apenas humano. Erros acontecerão. :)



Obrigado pela leitura!
Se acha que este texto colabora (mesmo que pouco) com o desenvolvimento da humanidade, ajude compartilhando em suas redes sociais ou com amigos.
Se você também sente que tem algo a dizer para o mundo: diga. Escreva.
Até mais!

< Texto também publicado em medium.com/@plqml/ >
Voltar ao topo